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Abacaxi | Melhora a Digestão e Ajuda a Emagrecer

  • Publicado em 28/07/2017
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  • Saúde Garantida
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    O abacaxi cientificamente conhecido como Ananas comosus, é uma fruta cujo valor nutritivo se resume, praticamente, ao seu valor energético, devido a sua alta composição de açúcares, porém pode-se dizer que a fruta é uma boa fonte de vitaminas e minerais como a vitamina C, B1, B6, manganês, potássio, magnésio e ferro.

   O continente americano é o maior produtor da fruta, sendo que o Brasil ocupa o terceiro lugar, com plantio distribuído por todo território. Fruto proveniente de planta herbácea da família das Bromeliáceas e em algumas regiões é chamado de ananá ou ananás.

   Devido as suas propriedades medicinais, o abacaxi é bastante utilizado como coadjuvante no tratamento de algumas doenças, principalmente na má digestão, é indicado para problemas respiratórios, além de agir como diurético e anti-inflamatório.

 

  • AUXILIA NA DIGESTÃO

    Para quem sofre com má digestão o abacaxi pode ser um santo remédio, pois ele é a principal fonte de bromelina, conjunto de enzimas proteolíticas encontradas nos vegetais da família Bromeliáceas, da qual o abacaxi é o mais conhecido.

    A bromelina tem um importante papel na produção de fármacos para tratamento de distúrbios digestivos, pois tem ação em desfazer as proteínas e facilitar a quebra de gorduras provenientes da alimentação, facilitando na digestão dos mesmos.

    Essa enzima pode ser encontrada no caule, folhas, raízes e fruto do abacaxi, sendo também bastante utilizada pela indústria alimentícia para a clarificação de cervejas, na fabricação de queijos, no amaciamento de carnes, no preparo de alimentos infantis e dietéticos, entre outros.

 

  • AJUDA A EMAGRECER

    O abacaxi é um grande aliado no processo de emagrecimento, pois consumir o abacaxi ou o suco fresco antes das refeições auxiliará na redução do apetite, pois promoverá sensação de saciedade. Sua ação como diurético, ajudará a diminuir a retenção de líquido e inchaço corporal, pois favorece a eliminação da urina.

 

  • COMO CONSUMIR O ABACAXI?

    A fruta pode ser consumida de diversas formas, ao natural é ideal como sobremesa, para facilitar a digestão e também como aperitivo para preparar o estômago ou na forma de sorvetes, doces, picolés, refrescos.

    O mais comum é o preparo de suco caseiro, o indicado é tomar lentamente devido à sua acidez, em forma de conserva, retém a maior parte de suas vitaminas, minerais e fibra, mas é pobre em sua enzima bromelina, que se degrada com facilidade.

Para maiores informações sobre saúde, beleza e bem-estar acesse o site Saúde Garantida.

 

  Texto por: Farmacêutica Dra. Thaisa Rezende Ferreira CRF/SP 74496.

 

 

SILVA, J. M.; SILVA J. P.; SPOTO, M. H. F. Características físico-químicas de abacaxi submetido à tecnologia de radiação ionizante como método de conservação pós-colheita. Ciência e tecnologia de alimentos, Campinas, 2006.

SANTOS, A. F.; ALVES, R. S.; LEITE, N. S.; FERNANDES, R. P. M. Estudos bioquímicos da enzima bromelina do Ananas comosus (abacaxi). Laboratório de Enzimologia – Departamento de Fisiologia, Universidade Federal de Sergipe, 2009.

MOTA, G. F.; ANDRADE, K. S.; BORGES, L. M.; SILVA, L. O.; SILVA, L. A.; SOARES, R. A. M.; ARAÚJO, S. C. M. Os benefícios da bromelina na digestão , como proposta para a construção de conhecimento bioquímico em alunos do Ensino Médio. Universidade Federal de Goiás, 2012.

PAMPLONA, J. O poder medicinal dos alimento. Casa Publicadora Brasileira, edição 1, Tatuí –SP, 2016.

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