Home > Alimentação > Acerola | Campeã em vitamina C

Acerola | Campeã em vitamina C

  • Publicado em 01/08/2017
  • 3358
  • Saúde Garantida
acerola-vitaminac-fruta-saude-garantida2

 

    A acerola pertence à família Malpghaceae, tipicamente tropical, os frutos são de superfície lisa, com tamanhos variados de 3 à 6 cm e a sua coloração pode variar do alaranjado ao vermelho intenso. O Brasil ocupa o primeiro lugar mundial em produção, consumo e exportação de acerola.

 

  • Alta concentração de Vitamina C

    Este fruto possui pH ácido, baixo teor de lipídeos, de proteína, de fibra e de açúcares. Porém a acerola é uma fruta que contém altos teores de ácido ascórbico (vitamina C), sendo este o mais atrativo em termos nutricionais. O teor de vitamina C na fruta pode variar de 695 a 4.827 mg/100g, chega a ser aproximadamente 100 vezes maior que a encontrada na laranja, ou 10 vezes maior que a da goiaba.

    A quantidade de vitamina C encontrada na acerola apresenta diferenças de acordo com a variedade (aspecto genético), o estágio de maturação do fruto, a época do ano da colheita, os métodos culturais, a fertilidade e disponibilidade de nutrientes do solo e o clima. Além disso, a acerola também é fonte de pró-vitamina A (beta caroteno), ferro e cálcio.

 

  • Fortalece o sistema imunológico e previne outras doenças

    Nosso organismo necessita em médio de 60mg de vitamina C por dia e essa vitamina é responsável por fortalecer nosso sistema imunológico. As pessoas com deficiência de vitamina C costumam contrair infecções com maior freqüência do que aquelas que a consomem nas quantidades necessárias para a saúde.

    Estudos revelam que populações que consomem em longo prazo níveis de vitamina C, na forma de alimentos e/ou suplementos, têm reduzido os riscos de câncer, doenças cardiovasculares e catarata. A vitamina C também ajuda a manter uma pele bonita e saudável, pois tem potente efeito estimulante na produção de colágeno.

    Portanto, a acerola é uma fonte segura de vitamina C, fornecendo níveis de vitamina C que o organismo precisa para se manter saudável.

 

  • Fruta Saborosa

    A acerola possui uma boa aceitação e vem sendo explorada comercialmente devido ao seu sabor e textura agradável ao paladar do consumidor. Pode ser ingerida na forma natural, mas também em preparações como sucos, compotas, geléias, doces, entre outras.

   

    Texto por: Thaisa Rezende Ferreira CRF/SP: 74496

   

   

    Referências:

    NOGUEIRA, R. J. M. C.; MORAES, J. A. P. V.; BURITY, H. A.; JUNIOR, J. F. S. Efeito do estádio de maturação dos frutos nas características físico-químicas de acerola. Pesquisa agropecuária brasileira, Brasília, v. 37, 2002.

    MATSUURA, F. C. A. U.; CARDOSO, R. L.; FOLEGATTI, M. I. S.; OLIVEIRA, J. R. P.; OLIVEIRA, J. A. B.; SANTOS, D. B. Avaliação físico-química em frutos de diferentes genótipos de acerola (MALPIGHIA PUNICIFOLIA L.). Revista Brasileira de Fruticultura, vol. 23, Jaboticabal, 2001.

    COSTA, M. J. C.; TERTO, A. L. Q.; SANTOS, L. M. P.; RIVERA, M. A. A.; MOURA, L. S. A. Efeito da suplementação com acerola nos níveis sanguíneos de vitamina C e de hemoglobina em crianças pré-escolares. Rev. Nutr., Campinas, 2001.

    GOMES, P. M. A.; FIGUEIREDO, R.M. F.; QUEIROZ, A. J. M. Armazenamento da polpa de acerola em pó a temperatura ambiente. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 2004.

    AGUIAR, L. P. Beta caroteno, vitamina C e outras características de qualidade de acerola, caju e melão em utilização no melhoramento genético. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.

Comentários

Avalie

Artigos Relacionados

Receba Novidades

Selecione seu sexo
Cadastro Enviado Com Sucesso!

Dicas Saúde Garantida

Saúde Garantida | Bem estar e saúde para sua vida.

Cadastre-se e receba descontos incríveis!

Selecione seu sexo
Cadastro Enviado Com Sucesso!