Alcoolismo no Brasil | Como Parar de Beber

alcoolismo-no-brasil-parar-de-beber

Situação do Alcoolismo no Brasil

O alcoolismo é uma das grandes doenças que cercam a população brasileira e que a cada ano aumentam mais seus casos e suas consequências. No Brasil, mais de 8,9 milhões de pessoas com mais de 18 anos têm o hábito de ingerir de uma a duas doses de álcool por dia e que esse consumo tem início até antes dos 15 anos. Além disso, o consumo de álcool tem forte impacto para o próprio indivíduo, para as pessoas ao seu redor e até mesmo para a sociedade.

O álcool é uma droga lícita, ou seja, livremente comercializada no território brasileiro e ingerida por mais da metade da população, decorrente disso, muitas pessoas são afetadas por essa prática, pois, o consumo de bebida alcoólica pode potencialmente diminuir a produtividade de um indivíduo onde seu desempenho é prejudicado e estudos tem demonstrado que há uma forte ligação entre o uso abusivo do álcool e o desemprego. Além disso, o álcool é uma droga que atinge diretamente o sistema nervoso de uma pessoa, onde em seu consumo excessivo um indivíduo pode perder os sentidos totalmente.

Um fator muito importante são as propagandas nas mídias que supervalorizam o consumo de álcool, onde se cria uma imagem de um ser inigualável e poderoso por estar consumindo bebidas alcoólicas. Tal fator influencia as pessoas a beberem e o que ainda é pior, a criar um desejo maior entre os jovens a começarem essa prática, o que pode levar um adolescente a prejudicar seu crescimento, suas funções psicológicas e criar um vínculo de vício com a bebida, tornando-se um alcoólatra.

O álcool também é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito, um levantamento revela que entre as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. Também é observado consequências econômicas do uso de álcool, onde o dinheiro gasto com bebidas acaba por deixar de lado necessidades básicas do lar, vale salientar também o surgimento de violência doméstica decorrente do alcoolismo.

Portanto, torna-se evidente os pontos negativos e maléficos da dependência química pelo alcoolismo. Álcool também é droga, parar de beber é uma alternativa para uma vida mais saudável e sem intercorrências indesejáveis.

 

Saúde Garantida

Artigos Relacionados

Muitas pessoas sabem que nos dias de hoje é preciso ficar sempre mu...

O primeiro gole muitas vezes pode até mesmo parecer o gole mais ing...

Aprenda mais sobre o alcoolismo Um dos grandes males da sociedade nos...

O alcoolismo é um dos principais problemas que se pode encontrar no...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão