Alcoolismo | terceira maior causa de mortes

Por ser uma droga liberada e socialmente aceitável, muita gente não se dá conta de que o consumo do álcool pode trazer sérias doenças e colocar vidas em risco. Para se ter uma ideia da gravidade do alcoolismo, o uso abusivo provoca 2,5 milhões de mortes todos os anos, no mundo. É a terceira causa de óbitos, atrás apenas do câncer e de doenças cardíacas. Não é á toa que a OMS, Organização Mundial de Saúde, considera a dependência do álcool, uma verdadeira epidemia.

Aqui no Brasil, o vício é o terceiro motivo para faltas no trabalho e a causa mais comum de acidentes. Entre 3 e 10% dos brasileiros usam a bebida de maneira abusiva, segundo a Abead, Associação dos Estudos do Álcool e Outras Drogas. A enfermidade ocupa ainda a oitava posição quando pensamos em concessões de auxílio-doença.

O vício nessa substância desencadeia uma série de doenças, como vários tipos de câncer, gastrite, úlcera, hepatite, cirrose, entre outras. É um problema social porque não só acaba com a vida do dependente, mas também de todos que estão a sua volta. Famílias são destruídas, trabalhos abandonados, amizades desfeitas e até crimes cometidos depois da ingestão de bebida alcoólica. O alcoolismo causa ainda acidentes de trânsito, colocando em risco não apenas a vida de quem consome, mas de pessoas inocentes.

Parar de beber não é tarefa fácil e exige muita determinação de quem decide mudar de vida. Essa transformação tem que acontecer em vários hábitos que cercavam a vida de um alcoólatra. Buscar alimentação saudável, praticar atividades físicas, encontrar outros caminhos de curar a ansiedade. Tudo isso auxilia no abandono do vício. Se acompanhados por familiares ou companheiros, as chances de sucesso são ainda maiores.

Artigos Relacionados

Água alcalina através de magnetização é um excelente caminho para...

O colesterol é uma gordura encontrada naturalmente em nosso organis...

O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, dentre essas...

Quem entra no mundo do alcoolismo nem imagina que pode estar tomando...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão