Ansiedade, compulsão por comida em época de pandemia.

Como lidar com a ansiedade e a compulsão alimentar no meio da pandemia

A pandemia nos pegou de surpresa no final de 2019 e em março de 2020 já estávamos entrando em quarentena, posteriormente paramos de trabalhar, sair com os amigos, e o principal: paramos de nos socializar. Com isso ocasionou em ansiedade e a compulsão por comida contribuindo para a má alimentação.

O que fazer no meio desse caos de pandemia?

Quando um ser humano possui medo automaticamente seu subconsciente oferece válvulas de escape como fugir, correr, chorar, dentre essas válvulas está acima de tudo a ansiedade e consequentemente através da ansiedade vem a compulsão alimentar.

Em primeiro lugar, não segure suas emoções, mas aprenda a lidar com elas. Chore se necessário, mas não reprima. Entenda que, está tudo bem não estar bem! Estamos passando por um problema mundial, ou seja, ninguém está 100% seguro e feliz.

As pessoas tem o costume de comer quando estão ansiosas e isso pode ser explicado pelo falo da comida escolhida ser fonte de carboidrato simples e muita gordura, por exemplo: fastfood, doces, pizza, refrigerante, e fritura. Nós escolhemos esses alimentos por liberar sensações de bem estar e conforto pelos nossos neurônios como resultado acaba havendo um aumento de peso afetando tanto a saúde psicológica quanto física.

Válvulas de escape para a ansiedade:

Medite. A meditação atua de dentro para fora, te ensina a respirar com calma, clarear seus pensamentos e limpar a sua mente.

Yoga. Alongar o corpo é extremamente necessário, ela auxilia na tonificação muscular fortalecendo e proporcionando equilíbrio. Além disso a yoga juntamente com a meditação é um ótimo combo para a saúde mental e física.

Atividade física em casa. A atividade física auxilia na liberação de endorfina (sensação de bem estar e euforia) e a dopamina (efeito tranquilizante e analgésico) portanto, contribui também para o alivio do estresse e da ansiedade.

Assista aquela série ou filme que você deixa na lista de “assistir mais tarde”. Agora é uma ótima oportunidade para te acalmar e te distrair.

Coma saudavelmente sem radicalismo. Comer alimentos saudáveis por exemplo: frutas, verduras, proteína, e legumes é importante para a saúde fisiológica e mental, entretanto, os alimentos gordurosos podem ser consumidos também em menor quantidade e com pouca frequência.

Cuidado com o excesso das redes sociais!

Com a quarentena o uso das redes sociais cresceu de uma maneira absurda, e com isso muitas preocupações também. O que se posta em rede social é apenas uma parte da vida das pessoas. Não existe vida perfeita, nem pessoas felizes o tempo todo, entenda isso para não se frustrar.

Saúde Garantida

Referências:

Portal PEBMED 2020- “Ansiedade é o transtorno mais comum entre os brasileiros durante a pandemia”.

Texto por: Maria Eduarda de Lucca Andrade

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