Banho | Como aproveitá-lo?

banho

    Nada mais relaxante do que um bom banho ao chegar em casa depois de um dia atarefado. O banho proporciona muitos benefícios em relação á beleza e saúde de todos, mas devemos tomar alguns cuidados para não agredir a pele e os cabelos.

    Em determinadas épocas do ano que a temperatura ambiente diminui (outono, inverno), as pessoas tem o hábito de tomar banho com água muito quente e especialistas afirmam que essa atitude não é bom para o cabelo e nem para a pele, pois a água quente remove a camada protetora, podendo aparecer sintomas como ressecamento e coceira no corpo. Porém, um banho quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos, trazendo uma sensação de relaxamento e o jato de água quente em alguma área dolorida atenua as contrações musculares e ameniza as tensões e dores, mas essa prática está liberada só uma vez ou outra e não todos os dias.

    As pessoas acreditam que o uso de buchas e outros materiais na hora do banho removem as células mortas da pele, mas na verdade, com o atrito da bucha na pele ocorre a chamada “emulsão epicutânea”, um hidratante natural produzido pelo próprio corpo, que também funciona como uma proteção.

    Deve-se evitar tomar muito banhos ao dia, o recomendado é um por dia que já é o suficiente para remover as impurezas e fazer a assepsia. Banhos muitos prolongados também devem ser evitados para que não provoque sensibilidade e irritações na pele.

    O sabonete a ser utilizado deve ser escolhido de acordo com cada tipo de pele. Para pele secas opte por sabonete com base hidratante. Já para peles oleosas deve utilizar sabonetes neutros ou esfoliantes para uma limpeza mais profunda.

    Dermatologistas afirmam que para cada parte do corpo é importante utilizar sabonetes específicos, um exemplo é a pele do rosto que costuma ser mais sensível que a do corpo em geral, assim precisa de sabonetes próprios para o rosto. Para os cabelos fazer uso de shampoo e condicionador e nunca de sabonetes para não danificá-los.

    A associação de óleos de banho e hidratantes garante uma barreira protetora para a pele, pois impedem a desidratação. Os mais utilizados são os que possuem em sua base uréia, calêndula, rosa mosqueta, etc. Seguindo tais dicas o banho passará a ser não só um momento de higiene, mas também um processo de tratamento da pele e de beleza, proporcionando ao corpo muitos benefícios.

Artigos Relacionados

Os fios dos cabelos são formados por três camadas nos quais são, ...

Impossível encontrar alguém, principalmente as mulheres que não s...

    Uma das sensações de sucesso do momento, que está a...

    O dia a dia corrido, a rotina pesada, as mil e uma fun...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão