Benefícios da Chia | Semente de Chia

Beneficios-da-Chia

A chia é um nome popular dado a uma planta herbácea de origem de países localizados na América Central. A planta é muito conhecida pela sua semente, que é muito nutritiva e trás vários benefícios para o corpo. As civilizações antigas consumiam muito dessas sementes pelo fato de proporcionarem força e resistência física. Além desses dois fatores positivos, a chia hoje, é muito indicada para reforçar a nutrição humana, uma vez que nela são encontradas muitas proteínas, fibras e gorduras insaturadas.

Mas a grande notoriedade que a chia recebe atualmente, além de seus incontáveis benefícios, deve-se à sua capacidade de favorecer o emagrecimento. Ela possui um efeito mucilaginoso – de absorver e reter água no corpo – devido á concentração de fibras e ainda sacia a fome, tornando a chia um alimento interessante para quem busca o emagrecimento.

Além disso, listamos aqui alguns benefícios que a semente de chia pode trazer para nossa saúde:

  • Regula o colesterol – Na composição da chia, toda a gordura encontrada, 77% é composta de dois ácidos graxos muito importantes: o ômega 3 e o ômega 6. Essas duas gorduras são capazes de diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea. Suas fibras também são capazes de evitar o acúmulo de lipídios nas paredes das artérias e no sangue, prevenindo infartos.
  • Fonte de nutrientes essenciais – Rico em cálcio, que fortifica os ossos prevenindo a osteoporose. O consumo de chia é muito recomendado para quem possui intolerância a lactose e procura alternativas para consumir cálcio. Possui elevadas quantidades de Ferro, nutriente que favorece a produção de glóbulos vermelhos no sangue, aumentando a oxigenação do nosso corpo.
  • Aumenta a imunidade – Por conter minerais como o Zinco e Selênio, auxiliam no sistema imunológico, aumentando a imunidade e o combate contra gripes, resfriados e doenças infecciosas. E também possui fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, nutrientes indispensáveis para a manutenção e a integridade das células.
  • Ajuda no emagrecimento – A semente de chia possui um efeito mucilaginoso, capaz de reter e absorver água no organismo. Quando ingerida, a chia absorve água, que no estômago em contato com o suco gástrico e suas fibras, transforma-se em um gel, proporcionando uma sensação de saciedade maior e por mais tempo. Consequentemente, acarreta em um menor consumo de alimentos. Além disso, estudos comprovaram que, o consumo da chia diariamente ajuda a perder gordura localizada, pois ela auxilia a glicose a ser liberada lentamente para a digestão dos alimentos.
  • Efeito antioxidante – O ácido cafeico encontrado na chia, é responsável por auxiliar na desintoxicação do fígado, melhorando seu funcionamento. Também impede a formação de radicais livres, fator que acarreta prisão de ventre.

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