Home > Saúde > Alimentos Ricos em Cálcio | Vitamina D, Magnésio e Zinco

Alimentos Ricos em Cálcio | Vitamina D, Magnésio e Zinco

  • Publicado em 05/10/2016
  • 2399
  • Saúde Garantida
alimento-rico-em-calcio

    O cálcio é um mineral fundamental para o bem-estar do organismo, ele garante a manutenção e o fortalecimento dos ossos no corpo e ainda participa de funções importantíssimas como o funcionamento das células, coagulação sanguínea, regulação da pressão arterial, além de auxiliar na produção de hormônios e enzimas.

    Uma pesquisa realizada pela Firme e Forte Osteoporose 2012, comprovou um dado preocupante, mais de 60% da população brasileira não ingere, diariamente, as três porções de leite e derivados recomendados para a prevenção da osteoporose.

    Sabemos que alimentos como leite, queijo, iogurte, salmão, sardinha, tofu, linhaça e gergelim são amigos do cálcio. O que pouca gente sabe é que alguns alimentos roubam o cálcio do organismo e impedem que esse elemento essencial seja absorvido pelo corpo humano, por isso, eles devem ser evitados. Os principais vilões são o café e outras bebidas que possuem cafeína, como refrigerantes e chás que apresentam a substância em suas fórmulas. A cafeína é prejudicial quando consumida em excesso, principalmente para quem sofre com a osteoporose, por conta de sua ação diurética, ela prejudica a absorção do cálcio e contribui para que ele seja expelido rapidamente através da urina.

    Para garantir uma vida saudável não deve-se consumir mais do que quatro xícaras de café por dia. O sódio, presente no sal, também é responsável por eliminar o sódio pela urina, por isso, ele deve ser reduzido, na hora de temperar a salada, por exemplo, substitua o sal pelo azeite ou limão.

    Atente-se às bebidas alcoólicas, consumir álcool frequentemente e em grandes quantidades pode afetar o pâncreas e interferir na absorção de cálcio e Vitamina D do organismo, além disso, essas bebidas podem aumentar a produção das hormonas cortisol e paratiroide, que são duas potenciais destruidoras de ossos.

    A ausência de cálcio no organismo pode provocar sérias doenças, os sintomas mais comuns são fragilidade nas unhas e dentes, queda de cabelo, taquicardia, diminuição da memória, contrações musculares contínuas, agitação e irritabilidade.

    Para quem deseja prevenir ou amenizar o problema de forma prática, existem no mercado suplementos de vitamina D, que possuem em sua fórmula a quantidade de cálcio que que o corpo precisa diariamente, eles são comercializados em cápsulas de fácil ingestão e melhoram o desempenho físico, a concentração muscular e o sistema nervoso em geral.

Comentários

Avalie

Artigos Relacionados

Receba Novidades

Selecione seu sexo
Cadastro Enviado Com Sucesso!

Dicas Saúde Garantida

Saúde Garantida | Bem estar e saúde para sua vida.

Cadastre-se e receba descontos incríveis!

Selecione seu sexo
Cadastro Enviado Com Sucesso!