Cálcio- seus principais benefícios e como prevenir.

Cálcio e seus benefícios, suas funções e como prevenir doenças relacionadas.

Todos já devem ter ouvido falar que leite, ovos e queijo ajuda a fortalecer os ossos, isso é verídico. No decorrer da matéria vamos aprofundar certamente nesse tema sobre seus benefícios, qual a relação da vitamina D com o cálcio, quais suas fontes além dessas citadas acima e como prevenir as doenças relacionada a falta desse mineral.

Cálcio e vitamina D- Qual sua relação?

A vitamina D como já foi dito neste blog possui várias funções além de fortalecer o sistema imunológico. Uma de suas importantes funções é auxiliar na absorção do cálcio no organismo, ou seja, sem ela não conseguimos a absorção completa do cálcio.

Em suma, o cálcio é o mineral mais abundante na composição dos ossos entretanto, ele não consegue desempenhar o seu papel corretamente se estiver sozinho. Há ainda em alguns processos metabólicos a necessidade do cálcio para a absorção da vitamina D, fazendo assim, com que um dependa do outro auxiliando na prevenção de doenças como osteoporose e osteopenia.

Fontes alimentares:

Alimentos como leite, ovos, queijo, e seus derivados em geral, além disso, alimentos como brócolis, tofu, espinafre e castanha do Pará contém quantidade significativa desse mineral.

Além de alimentos fontes há os suplementos completos que consiste na formulação do cálcio com a vitamina D, sendo muito importante para a manutenção e fortalecimento dos ossos e dentes. É importante ressaltar que para prevenir doenças pela carência de cálcio é necessário a suplementação do mesmo antes dos 60 anos como precaução.

Riscos a saúde pela carência desse mineral

Com a falta do cálcio no organismo humano, com o passar do tempo afeta tanto os ossos quanto os dentes ocasionando doenças. Por exemplo: osteoporose , depressão, riscos de maiores fraturas pela sua fragilidade.

Além disso, há também a falta da vitamina D que afeta na absorção do mineral, a carência dessa vitamina prejudica no processo metabólico que o cálcio participa havendo um problema na regulação da pressão arterial, coagulação sanguínea e na saúde do coração.

Saúde Garantida

Referências:

COZZOLINO S. M. F. Biodisponibilidade de nutrientes 5. ed. 2016

Texto por: Maria Eduarda de Lucca Andrade

Artigos Relacionados

Água alcalina através de magnetização é um excelente caminho para...

O colesterol é uma gordura encontrada naturalmente em nosso organis...

O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, dentre essas...

Quem entra no mundo do alcoolismo nem imagina que pode estar tomando...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão