Colágeno pra que serve e como usar?

colágeno auxilia para pele mais bonita e saudável

Descubra as maravilhas do Colágeno, pra que serve e como usar.

O Colágeno é uma das substâncias mais abundantes no nosso organismo. Essa proteína dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, é produzida naturalmente pelo corpo.

Esta proteína é responsável por manter as células firmes e unidas, sendo não só importante para a pele mas também para outros tecidos como para a integridade dos músculos, dos ligamentos, tendões e das articulações. Pode também pode ser encontrada em alimentos como carne e gelatina, em cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó. Abaixo saiba mais sobre o colágeno, pra que serve e como usar.

Para que serve o colágeno

O Colágeno é responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, além disso também é essencial para promover a saúde do cabelo e das unhas.

O Colágeno também é fundamental na formação de ligamentos e tendões, está presente também nas articulações. É a presença desta substância que evita o atrito entre os ossos por exemplo.

Colágeno Quando usar

Seu uso é indicado na prevenção, por volta dos 25 anos ou quando começam a surgir sinais de carência no organismo, que pode ser notado com mais frequência a partir dos 35 anos. Alguns dos sinalizadores da falta de colágeno pode ser notado quando:

  • Diminui a espessura dos fios de cabelo;
  • Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
  • Surgimento de rugas e de linhas de expressão;
  • Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.
  • Aparecimento de estrias;
  • Pele fina e desidratada;
  • Diminuição da densidade dos ossos, como nos casos de osteoporose;

Como repor o Colágeno

Para repor o Colágeno e garantir todos os benefícios dessa proteína é importante aumentar o consumo de alimentos fontes de colágeno. No entanto, quando apenas o consumo de alimentos ricos dessa proteína não for suficiente, é recomendado o uso de suplementos.

Os suplementos de Colágeno podem ser encontrado na forma de cápsulas, comprimidos ou pó.

Alimentação rica em Colágeno

Vale a pena investir no consumo de carnes vermelhas, carnes brancas, clara de ovo, folhas verde escuras, sementes de linhaça, castanhas e nozes por exemplo.

o Ideal é que os alimentos ricos em colágeno sejam consumidos justamente com alimentos ricos em vitamina C, como laranja, kiwi, abacaxi, mamão, limão. A vitamina C auxilia na absorção do colágeno pelo organismo.

Saúde Garantida

Referência: Aleksana Viana – Especialista em Dermatologia. CRM/PE – 16907.

Texto por: Maria Juliana Vilela Catita

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