Como aumentar a Imunidade

dicas para aumentar a imunidade

Para aumentar a imunidade deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores, em primeiro lugar temos que entender do que se trata.

A imunidade é definida como a capacidade de resistir a um agente causador de doença. São os mecanismos utilizados pelo organismo como uma resposta a substâncias estranhas presentes no corpo. Ela é desencadeada pelo sistema imune, que atua pela ação de células de defesa  e pela produção de anticorpos (proteínas produzidas em resposta à presença de antígenos), portanto, agirão contra o agente agressor.

Certamente, o que caracteriza um sistema imune enfraquecido é o aumento do número de vezes em que a pessoa fica doente, apresentando gripes, resfriados e outras infecções virais como herpes, com muita frequência. Nesse caso é provável que seu corpo não esteja conseguindo produzir as células de defesa de forma eficiente, o que facilita a instalação de doenças.

Alimentos para fortalecer o Sistema Imune

A alimentação é fundamental para o bom funcionamento do sistema imune e os alimentos ricos em ômega 3, selênio, zinco, Probióticos, vitaminas A, C, D e E são os mais indicados, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo de forma mais eficiente. Por exemplo:

  • Vitamina A: cenoura, babata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo;
  • Ômega-3: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça;
  • Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi, brócolis, tomate, melancia e batata com casca;
  • Selênio: castanha do Pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, frango, pão de forma, queijo, repolho e farinha de trigo;
  • Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peru e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais frutos secos;
  • Vitamina D: carnes, peixes e frutos do mar, como sardinha, mariscos, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelo;
  • Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, molho de tomate, azeite de girassol, nozes e mamão;
  • Probióticos: iogurte natural, Kombucha, leite fermentado ou tipo Kefir, para manter a saúde intestinal. 

Se você quer, ou precisa fortalecer seu sistema imune deve consumir uma maior quantidade destes alimentos, de forma diária e regular. Portanto, não somente quando já estiver doente.

Como aumentar a Imunidade rapidamente:

  • Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;
  • Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;
  • Expor-se ao sol diariamente, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;
  • Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes.
  • Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;
  • Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Em conclusão, além de hábitos e alimentação saudável, é essencial a prática de atividades físicas para aumentar a imunidade. Além disso, a realização de atividades que evitem o estresse pode ser um grande aliado para um sistema imunológico forte.

Saúde Garantida

Referências: Tatiana Zanin – Especialista em Nutrição Clínica. CRN-3 nº 15097.

Texto por: Maria Juliana Vilela Catita

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