Como praticar Autocuidado

saiba como ter mais cuidado com você.

Quando foi a última vez que você tirou um tempo pra você, para se dedicar àquilo que realmente gosta e precisa? Com a rotina do dia a dia cada vez mais agitada, acabamos esquecendo de como praticar o cuidado pessoal, muitas vezes, cuidados básicos que refletem diretamente na saúde, desde um simples exame de rotina até uma boa noite de sono.

Portanto, não use a falta de tempo como desculpa! Ao se planejar melhor é possível reservar umas horinhas para fazer bem a você mesmo. Separamos algumas inspirações de como praticar autocuidado.

Conheça seu corpo

Conectar-se ao próprio corpo te auxilia a reconhecer sinais que o organismo dá quando algo não vai bem. Observe-se diariamente, inchaço, ponto de dor ou qualquer outra mudança. Ao reconhecer sintomas você está colaborando para o diagnóstico precoce de doenças, o que, aumenta as chances de cura.

Pratique atividades físicas

Manter-se em movimento pode trazer benefícios que vão além do emagrecimento.

Adaptar sua rotina e realizar atividades físicas com duração de pelo menos 30 minutos diariamente, investindo em uma alimentação com mais elementos naturais, há uma melhora da circulação sanguínea, aumento da disposição, liberação de serotonina, o hormônio do humor e da Felicidade.

Cuide da sua mente

Estamos quase 100% do tempo conectados com outras pessoas, mas poucas vezes com nós mesmos. Tenha um momento para deixar o celular e as redes sociais de lado e pensar apenas em você. Reflita sobre sua vida, os últimos acontecimentos, com o que você está satisfeito e o que você gostaria de mudar. Esses momentos de pausa são muito importantes para o autoconhecimento.

De que maneira praticar o Autocuidado

Embora o autocuidado ainda esteja associado a uma rotina de beleza, seu conceito vai muito além. O autocuidado também abrange respeitar o descanso do seu corpo, praticar hobbies, investir em hábitos saudáveis e até mesmo realizar aquele desejo que você sempre quis, mas adia. Ou seja, autocuidado é aquele tempo para olhar para si e para as suas necessidades.

Tenha uma boa noite de sono

É principalmente à noite que o corpo consegue descansar, reparar os danos e se preparar para a manhã seguinte. Por isso, siga a recomendação à risca e tente dormir, pelo menos, de sete a oito horas por noite.

Cuide-se !

Saúde Garantida

Referências: INSTITUTO IBC- José Roberto Marques referência em Desenvolvimento Humano.

Texto por: Maria Juliana Vilela Catita

Artigos Relacionados

A pandemia já dura vários meses. No entanto, a solidão cau...

    Ganhar massa muscular deixou de ser apenas o desejo de...

Quando foi a última vez que você tirou um tempo pra você, para s...

Cuida da sua saúde Dia Nacional da Saúde é uma data especialmente ...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão