Como ter uma boa noite de sono?

Para ter uma boa noite de sono, é preciso alcançar a fase de sono profundo. Isso depende de alguns hábitos, que com o passar do tempo fazem com que o corpo e se acostume com o repouso, conseguindo relaxar até que durma. Eles incluem:

1. Criar uma rotina

Garanta que exista uma transição entre suas atividades e o momento de dormir. Para isso, crie uma rotina com horários bem definidos para o seu descanso.

Lembre-se de que dificilmente você conseguirá dormir logo após os seus momentos de maior agitação e disposição.

2. Desligar os dispositivos eletrônicos

Procure não utilizar mais o seu celular, tablet ou notebook ao menos uma hora antes de dormir. A luz dos aparelhos mantem a mente ativa, como resultado afeta a qualidade de sono.

Evite também cair no sono com a televisão ligada, pois ela toma a atenção e dificulta que o cérebro atinja a fase de sono profundo.

3. Jantar alimentos leves e evitar bebidas estimulantes

Alimentos muito pesados podem prejudicar o sono quando são consumidos em excesso no período noturno. Para dormir bem, priorize opções leves e com carboidratos no jantar, como sanduíches naturais, por exemplo.

Se você tem tendência à insônia, evite também bebidas com cafeína, como, refrigerante, chá-mate, energético e o próprio café. Elas não devem ser tomadas pelo menos 5 horas antes do horário de dormir.

4. Praticar mais exercícios

Manter o hábito de praticar exercícios por ao menos meia hora por dia é excelente para melhorar a qualidade do sono. 

Além disso, o ideal é que as atividades sejam feitas antes das 21 horas, especialmente entre quem tem tendência a dormir mal.

5. Prezar pelo conforto, o melhor a fazer pra uma boa noite de sono.

Acima de tudo, certifique-se de que o seu quarto e o ambiente seja confortável para que você consiga dormir bem e com tranquilidade.

Evite cumprir obrigações e realizar atividades na cama, fazendo que o seu corpo e seu cérebro a reconheçam apenas como um lugar de descanso. Preze por um quarto escuro, com temperatura amena.

Por mais que a insônia exija tratamentos médicos em algumas situações, ela pode ser evitada através desses cuidados na grande maioria das vezes. Procure adotá-los e observar quais hábitos funcionam melhor para você, não hesitando em buscar por ajuda sempre que julgar necessário!

Bons sonhos !

Saúde Garantida

Referências: MEDICINA DO SONO – Hospital Israelita Albert Einstein. 

Texto por: Maria Juliana Vilela Catita

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