Emagrecer e perder peso não é a mesma coisa

Descubra qual a diferença entre emagrecer e perder peso.

Emagrecer e perder peso não é a mesma coisa

Quando uma pessoa quer emagrecer, ela pensa sempre em reduzir o valor numérico na balança. Mas não simples assim, é preciso entender se você quer emagrecer ou perder peso.

Perder peso é reduzir o número na balança, e isso não quer dizer que você emagreceu, mas sim que reduziu o seu peso corporal total. Emagrecer significa reduzir a gordura corporal, que pode ou não reduzir seu peso na balança.

Confuso? Vou explicar:

Seu peso total e seu corpo é basicamente composto por músculo, gordura, ossos, líquido, tecidos e órgãos. O peso dos seus ossos, órgãos e tecidos não variam quase nada no seu dia a dia. O que pode sofrer alteração é gordura, músculo e líquido.

Quando você reduz gordura corporal, você pode reduzir o peso (valor numérico da balança), mas pode aumentar músculos e não mudar o peso, mesmo emagrecendo (reduzindo gordura) e estando mais saudável.

Por outro lado você pode perder peso perdendo músculo, ou perdendo líquido e a gordura continuar igual. Neste caso, proporcionalmente ao peso total você vai ter mais gordura corporal por quilo. Na balança você fica feliz, porém você está pior de saúde e em níveis de gordura.

Por exemplo, você está com 80 quilos, sendo 30% de gordura (24 quilos) e toma um diurético para urinar muito, reduzindo 2 quilos do seu peso. A balança mostra que agora está com 78 quilos. Você fica feliz e pensa que emagreceu 2 quilos.

No entanto, a gordura não mudou. Ao contrário, se manteve em 24 quilos, e pior, agora a sua composição de gordura corporal aumentou, porque tem 24 quilos de gordura no peso total de 78 quilos de peso agora. Ou seja: agora tem 31% de gordura corporal. Portanto, piorou proporcionalmente.

O contrário também acontece. Imagine você novamente com 80 quilos de peso na balança, com 30% de gordura (24 quilos). Quando vai se pesar no período menstrual, percebe que o peso agora é 82 quilos. Você engordou? Não, você teve retenção de líquido devido ao período menstrual, você inchou!

Emagreci e não perdi peso

È possível emagrecer sem perder peso, uma vez que os músculos são mais densos e compactos do que a gordura. Para exemplificar, um quilo de gordura ocupa mais espaço em nosso corpo do que um quilo de músculos. Emagrecer seria a perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, mas isso a balança não registra.

É por isso que, mais do que simplesmente ficar verificando os ponteiros da balança, o ideal é focar no ganho de massa muscular, redução de medidas e formas de acelerar o metabolismo.

Saúde Garantida

Referências: Dr. Reginaldo Rena – Nutrologia e Clínica Médica / Tratamentos Ortomoleculares e é Bachelor Of Science in Naturology.

Texto por: Maria Juliana Vilela Catita

Artigos Relacionados

É muito comum ouvir falar em Ômega 3 nos dias de hoje e de todos o...

O cálcio é responsável por fortalecer os ossos do nosso corpo. Quan...

Falar em um produto que é muito eficaz e que ajuda a combater a dep...

Os ácidos graxos poli-insaturados são considerados “gorduras boa...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão