Gordura boa e gordura ruim- Quais as diferenças?

Gordura boa e gordura ruim diferenças

Para entender a diferença entre a gordura boa e a gordura ruim é necessário entender o que cada uma faz no organismo. Suas funções, seus benefícios, seus malefícios e quais suas respectivas fontes alimentares.

O que é cada gordura?

A gordura ruim, conhecida também por gorduras saturadas e gordura trans é fonte de vários alimentos, por exemplo: manteiga, banha de porco, chocolate, bolos, massas, produtos industrializados como salsicha, mortadela e tortas salgadas.

Todos esses alimentos fazem mal a saúde aumentando os níveis de lipoproteína de baixa densidade, ou seja, o colesterol ruim aumentando assim os riscos de doenças cardiovasculares. Um estudo feito pela British Dietetic Association mostrou que a maioria das pessoas consomem gordura saturada em grande quantidade, cerca de 20%.

A gordura boa, ou seja, gordura insaturada auxilia a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue e aumentar os níveis bons de colesterol. Alimentos que contém gordura insaturada por exemplo: peixes, sementes, nozes, frutas, legumes, verduras, óleo de oliva são riquíssimos em gordura boa, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e mais saúde.

Afinal, qual a diferença?

A gordura saturada quando ingerida em excesso passa pela corrente sanguínea e com o tempo vai formando uma camada espessa dificultando a passagem do sangue para todo o organismo. Assim podendo causar doenças de hipertensão até doenças cardiovascular como ataque cardíaco.

Já a gordura boa contribui na limpeza da gordura ruim na corrente sanguínea e ainda aumenta o bom colesterol. Além disso auxilia na metabolização de outras substancias como a vitamina A e D por exemplo.

O que é gordura Trans?

A gordura trans é encontrada em pouca quantidade nos alimentos de forma natural, entretanto, a indústria alimentícia criou a gordura trans artificial na qual sofre hidrogenação e são muito utilizadas para fazer frituras e encontradas em bolos, biscoitos e comidas processadas.

Essas gorduras também podem aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue e causar problemas de saúde.

Saúde Garantida

Referências:

British Dietetic Association 2013

 

Texto por: Maria Eduarda de Lucca Andrade

Artigos Relacionados

Água alcalina através de magnetização é um excelente caminho para...

O colesterol é uma gordura encontrada naturalmente em nosso organis...

O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, dentre essas...

Quem entra no mundo do alcoolismo nem imagina que pode estar tomando...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão