Manchas na Pele | Como prevenir?

manchas-na-pele

Independente da estação do ano as indesejáveis manchas escuras podem surgir em nossa pele e não são nada bem-vindas. Manchas escuras acontecem devido à produção excessiva de melanina (substância responsável por dar cor à pele) em certas partes do corpo, esse efeito é chamado de hiperpigmentação.

A hiperpigmentação resulta em manchas na pele escuras e lisas que variam de castanho claro a preto e podem variar em tamanho e forma. Essas manchas podem ser hereditárias/genéticas (pintas e manchas escuras de nascença, sardas) ou adquiridas por uma série de fatores, como acne, exposição ao sol, melasma, contato com produtos químicos e plantas, como o limão, causadas por remédios, resposta a processos inflamatórios, carência nutricional, alterações hormonais, gestação, doenças no fígado, rins, intestinos e colágeno.

A exposição ao sol é o fator número um que implica no surgimento de manchas na pele. Quando a pessoa se expõe ao sol sem proteção, o organismo começa a produzir uma grande quantidade de melanina, porque a melanina age como um protetor solar natural para a pele, protegendo-a dos raios UV prejudiciais. Assim, a exposição excessiva ao sol pode perturbar esse processo, levando à hiperpigmentação.

Nesse caso, para quem deseja evitar o aparecimento das manchas na pele, o filtro solar tópico é primordial, pois ele forma uma barreira química contra danos solares, previne também o envelhecimento e protege da radiação UVA e UVB. O protetor solar deve ser usado todos os dias, de preferência reaplicando-o varias vezes ao dia.
Outro método de evitar manchas no rosto é fazer o uso de sabonetes de pH fisiológico e específicos para cada tipo de pele, assim poderá evitar o surgimento de acnes e que deixam marcas nas pele. É essencial manter a pele sempre hidratada, principalmente no inverno quando a pele costuma ficar mais ressecada.

Devemos tomar certos cuidados com a nossa pele, principalmente a do rosto que é mais sensível, fazendo isso podemos evitar várias problemas de pele. Mas para quem já sofre com as manchas na pele é possível atenuar ou até mesmo fazer tratamentos mais potentes que são mais eficazes. No consultório médico, o dermatologista poderá diagnosticar o tipo de mancha e se for o caso, ser feito os tratamentos com cremes a base de ácidos e inibidores da melanina ou outros como o peelings, laser, entre outros.

Artigos Relacionados

Os fios dos cabelos são formados por três camadas nos quais são, ...

Impossível encontrar alguém, principalmente as mulheres que não s...

    Uma das sensações de sucesso do momento, que está a...

    O dia a dia corrido, a rotina pesada, as mil e uma fun...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão