Home > Fitness > Metabolismo | O que é e como acelerar?

Metabolismo | O que é e como acelerar?

  • Publicado em 11/08/2017
  • 3378
  • Saúde Garantida
Fresh appetizing apple and brightly colored dumbbells tied with a measuring tape. Slight reflection, white background, focus on the apple

    Nosso organismo funciona como uma máquina, onde o tempo todo está digerindo os alimentos, absorvendo nutrientes e fornecendo energia para as todas as nossas células. A palavra metabolismo é utilizada para definir vários processos e reações químicas que acontecem no nosso corpo, a fim de produzir energia para manter as funções vitais.

    O metabolismo humano converte as calorias em energia, portanto, quanto mais acelerado, maior será o gasto calórico, o que contribuirá para a redução de peso corporal. Porém seu funcionamento depende de vários fatores como, genética, alimentação, atividade física, peso, sexo e idade.

    Após os 30 anos de idade, o metabolismo começa a ficar mais lento, principalmente nas mulheres, e os seus prejuízos são mais percebidos. Após 60 anos, há uma redução significativa do metabolismo tanto em mulheres quanto em homens, o motivo dessa diminuição é provocado por um mecanismo de proteção do organismo, para economizar ou conservar a energia para funções importantes, como respirar.

    Estudos mostram que cerca de 60 a 75% da energia diária gasta pelo organismo é para manter as funções vitais do corpo como respirar, batimentos cardíaco, manutenção da temperatura corporal, etc. Já a energia gasta para a atividade física representa entre 15 a 30% da energia diária dependendo da atividade realizada por cada indivíduo. A sobra dessa energia é armazenada na forma de gordura, conseqüentemente, promovendo o aumento de peso e contribuindo para doenças como a obesidade.

  • Como acelerar o metabolismo?

   - O exercício físico aumenta o metabolismo, principalmente os exercícios aeróbicos, pois a atividade física promove um alto gasto calórico, evitando que a energia acumula-se em forma de gordura. Portanto, exercite-se no mínimo 3 vezes por semana.

    - Alimentos conhecidos como termogênicos, como por exemplo, chá verde, cafeína, gengibre, canela, etc, ajudam também a acelerar o metabolismo.

   - Produtos naturais em cápsulas também é um boa opção para ajudar quem pratica atividade física, por facilitar a queima de calorias e promover a perda de peso.

    Conheça o Termogênico Body Definition da Saúde Garantida, sua fórmula possui compostos naturais que aceleram o metabolismo, melhora a disposição para os treinos e diminui o apetite, reduzindo a vontade de comer doces e massas.

   

   

    Texto por: Dra. Thaisa Rezende Ferreira CRF/SP:74496.

    Fontes: Marui, S. Nutrição em pauta, 2017.

Comentários

Avalie

Artigos Relacionados

Receba Novidades

Selecione seu sexo
Cadastro Enviado Com Sucesso!

Dicas Saúde Garantida

Saúde Garantida | Bem estar e saúde para sua vida.

Cadastre-se e receba descontos incríveis!

Selecione seu sexo
Cadastro Enviado Com Sucesso!