O que é gatilho

maneiras de saber o que é gatilho

Essa palavrinha vem sendo muito usada ultimamente, mas afinal o que é gatilho.

Gatilho é um termo usado para denominar um estímulo emocional causado no cérebro, que ativa lembranças de traumas ou situações marcantes na vida de uma pessoa. Apesar de estar relacionado, na maioria das vezes, a uma sensação negativa, também é possível despertar gatilhos positivos que tenham ligações afetivas na vida de alguém.

Por estar relacionado exclusivamente com as experiências pessoais de cada um, diversos tipos de situações podem desencadear emoções e se tornar um gatilho, veja através de um cenário-exemplo:

“Uma pessoa sofre um abuso sexual em uma festa. Anos depois, ao ouvir a música que estava tocando no momento do abuso, esta pessoa pode se lembrar dos detalhes e, de certa forma, “reviver” o evento, o que pode resultar em desconforto e sofrimento”. Dessa forma, a música funcionou como um gatilho para dar início a essas lembranças negativas.

Existem dois termos de gatilhos, os dois são capazes de gerar diversas sensações no cérebro. Porém, a maneira que isso ocorre são diferentes. Entenda o que é cada um:

Gatilho mental: é muito utilizado como estratégia de marketing, pois é capaz de ativar sentimentos que provocam certas vontades e tentações. Tem relação com as nossas ambições, impulsos e necessidades sobre algo.

Gatilho emocional: Está ligado com as nossas memórias, emoções, reações e comportamentos diante de situações e relacionamentos vividos.

Como lidar com gatilhos

Por serem tão singulares e se apresentarem de diferentes formas, não é possível evitar a exposição aos gatilhos. No entanto, o gatilho emocional, que está relacionado aos traumas internos, pode gerar consequências preocupantes na vida de alguém. Dessa forma, alguns cuidados podem e devem ser tomados para evitar qualquer tipo de desgaste mental. O principal deles, é o tratamento Psicológico, para que traumas possam ser superados.

É importante ressaltar ainda que tudo pode se tornar um gatilho: palavras, cheiros, gestos, lugares, entre outros.

O gatilho mental e o emocional são subjetivos, ou seja, o que é para uma pessoa não é para outra. Cada um tem suas memórias, interesses e emoções, que são únicas em cada ser.

Saúde Garantida

Texto por: Maria Juliana Vilela Catita

Artigos Relacionados

A pandemia já dura vários meses. No entanto, a solidão cau...

    Ganhar massa muscular deixou de ser apenas o desejo de...

Quando foi a última vez que você tirou um tempo pra você, para s...

Cuida da sua saúde Dia Nacional da Saúde é uma data especialmente ...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão