Quarteto da Felicidade

Pessoas alegres, liberam hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade

Sabe aquela sensação gostosa de estar apaixonado. Pois é, quando se está apaixonado, você libera quatro hormônios na corrente sanguínea que garantem essa sensação, mais conhecidos como quarteto da felicidade.

É uma sensação parecida com a que você sente depois de passar horas dando risadas com os amigos, ou ainda quando recebe uma promoção por exemplo. São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios, Endorfina, Dopamina, Serotonina e Ocitocina.

Eles estão presentes no nosso organismo, mas não estão ativos o tempo todo. Cada substância da felicidade tem um trabalho especial para fazer e se apaga assim que o trabalho é feito.

Se eles se desiquilibram o corpo pode reagir com estresse, insônia, ganho de peso e, claro mau humor. Também podem levar á desmotivação, baixa estima e tendência a adiar compromissos, e em casos mais graves de baixa desse hormônio desenvolver quadros de depressão.

Na pratica, manter uma alimentação saudável é essencial para o bem estar e ajudar a liberação desses neurotransmissores. Mas não somente isso. Praticar atividade física com regularidade, ter momentos de prazer em família e amigos, dormir bem, também são capazes de auxiliar a manter em alta os níveis desses hormônios. Afinal são esses momentos de prazer e relaxamento que nos leva a ter uma boa qualidade de vida.

Quarteto da Felicidade, quem são eles:

Cada um desses hormônios tem suas características, mas juntos eles formam o quarteto da felicidade. Confira as suas principais características:

DOPAMINA: È o hormônio do prazer, a viciante dopamina é a principal responsável pelo coração acelerado dos apaixonados. Ela funciona com uma lógica de recompensa e, por isso, garante a motivação para realizar determinadas atividades.

SEROTONINA: Se você está de bom humor neste momento, uma das grandes responsáveis por isso é a serotonina. Esse neurotransmissor é fundamental para o bem-estar mental e um poderoso aliado no combate à depressão.

OCITOCINA: Chamada de “hormônio dos vínculos emocionais”, a oxitocina é um componente fundamental na construção da confiança e no desenvolvimento de relacionamentos. É produzido no parto, na amamentação e durante o orgasmo.

ENDORFINA: As endorfinas são uma espécie de analgésico natural. Elas proporcionam uma euforia capaz de mascarar até a dor física e induzem uma boa sensação de felicidade, entre diversos outros benefícios

Saúde Garantida

Referência: Hospital Sírio Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein

Texto por: Maria Juliana Vilela Catita

Artigos Relacionados

Água alcalina através de magnetização é um excelente caminho para...

O colesterol é uma gordura encontrada naturalmente em nosso organis...

O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, dentre essas...

Quem entra no mundo do alcoolismo nem imagina que pode estar tomando...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão