Saúde Mental, como manter o equilíbrio em tempos de distanciamento social

Como manter o equilíbrio no isolamento social.

A pandemia já dura vários meses. No entanto, a solidão causada pelas restrições levantou outra preocupação: Saúde Mental, como manter o equilíbrio em tempos de distanciamento social na pandemia. As medidas de prevenção ainda devem ser seguidas, mas o cuidado com o bem-estar mental também deve ser levado a sério.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É também o país mais ansioso do mundo.

4 Dicas para cuidar da sua saúde mental

Existem pequenas ações no cotidiano que podem ajudar em como manter o equilíbrio mental no distanciamento.

Lembre-se que você não está sozinho. Todos estão na mesma situação. Acima de tudo, não se compare com outras pessoas e tente encontrar o que mais funciona para você.

Este é um momento intenso e fora do comum. É completamente normal se sentir triste. O distanciamento gera diversas emoções que são difíceis de lidar. Não se cobre para estar bem 100% do tempo.

Observe suas demandas internas. Abafar e ignorar sentimentos não é saudável. Tente colocar o que está acontecendo no mundo em perspectiva e relacione ao que você está sentindo – estão interligados? Além disso, Se colocar como parte do todo vai trazer autoconhecimento e facilitará encontrar o equilíbrio.

Limite o tempo ligado nas notícias.  É importante estar informado mas estipule quanto tempo se dedicar ao consumo de notícias e, se necessário, reduza. Não se esqueça de buscar fontes oficiais para evitar notícias falsas.

Por onde começar? como manter o equilíbrio mental no isolamento

Durante a continuação da quarentena, comece a cuidar da sua saúde mental a partir de algumas práticas:

Descanse. O sono regular interfere diretamente no equilíbrio emocional. Portanto, tente dormir 8 horas por dia.

Alimente-se bem. Ter atenção ao que se come. Isso ajuda no bom funcionamento dos processos químicos do cérebro. Cuidar do corpo é cuidar da mente, da mesma forma.

Evite drogas como escape do estresse. Álcool e tabaco se tornam vícios e, a longo prazo, causam muito malefícios à saúde física e mental.

Fortaleça seus contatos, ainda que à distância. Uma conversa com amigos ou com a família por mensagens, vídeo chamadas por exemplo, pode aliviar sensações ruins. Também faz relembrar que existe uma rede de apoio com a qual você pode contar.

Tire um tempo para você. Não preencha seus dias apenas com atividades obrigatórias – libere um espaço na sua agenda. Em outras palavras, a escolha é sua: por você e para você.

Em conclusão, esses são apenas alguns dos principais aspectos que fazem a diferença. Priorize o bem-estar. Leve em consideração aquilo que faz sentido de acordo com o seu estilo de vida e preferências – e coloque em prática acima de tudo, o que funciona para você. 

Inspire-se…Vai passar!

Saúde Garantida

Texto por: Maria Juliana Vilela Catita

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