Shampoo | Melhor Shampoo para Cabelos

shampoo-para-cabelos

O couro cabeludo acumula ampla variedade de impurezas, incluindo oleosidade produzida pela glândula sebácea, células mortas descamadas, resíduos de cosméticos, bem como sujeira e fuligem do ar. A função geral dos shampoos é basicamente a remoção de todas essas impurezas e excessos de gordura da haste do cabelo e do couro cabeludo. O que vão diferenciar uns dos outros são os princípios ativos de tratamento que cada um irá proporcionar aos cabelos. Na maioria das formulações contem aditivos hidratantes como óleos, produtos botânicos e polímeros como os silicones que previnem os danos.

No momento em que você aplica o shampoo, ele abrirá levemente a cutícula dos fios (parte externa do fio) e prepara o cabelo para receber os tratamentos, por isso é aconselhável aplicar-lo uma vez para tirar a sujeira e uma segunda vez para preparar os fios para receber a hidratação e os nutrientes. Existe no mercado uma ampla variedade deles, por isso é importante conhecer alguns pontos importantes para fazer a escolha certa para cada tipo de cabelo.

  • Shampoo Leitoso

Esse tipo apresenta uma textura densa, melhor para tratamento e deve ser usado com os cabelos limpos. Essa limpeza deve ser feita com shampoo transparente pelo menos uma vez por semana para limpar mais profundamente os fios e o couro cabeludo. Recomendado para quem tem cabelos tingidos e secos, pois tem ação hidratante. Não é recomendado para quem tem os cabelos oleosos, pois deixará os cabelos com uma aparência pastosa, pesada e mais oleosa.

  • Shampoo Transparente

O Shampoo transparente tem uma característica de ser mais neutro e promove uma limpeza mais profunda dos fios e do couro cabeludo. Esse tipo pode ser usado por todos os tipos de cabelos principalmente os oleosos. Recomenda-se usar o shampoo transparente e depois aplicar outros com funções hidratantes como, por exemplo, os leitosos. Não é recomendado fazer o uso diariamente para que não aconteça o ressecamento dos fios.

  • Shampoo Perolado

O perolado ou translúcido é um tipo intermediário entre o transparente e o leitoso, promovendo uma limpeza e uma hidratação mais suave. Para quem tem os cabelos muito oleosos é recomendado usar o shampoo transparente antes do perolado. É o shampoo que irá garantir uma boa quantidade de nutrientes para os cabelos. O aspecto de ressecado surge a partir da eliminação dos óleos e gorduras dos fios. Desta forma, é preciso contar com o condicionador para finalizar.

  • Shampoo Anti-resíduos

Esse tipo geralmente possui uma textura transparente, é o que mais promove limpeza profunda em comparação aos outros. Se usado em excesso pode provocar um ressecamento acentuado dos cabelos, por isso é recomendado utilizar a cada 15 dias ou no máximo uma vez por semana dependendo da necessidade de limpeza. Para quem possui algum tipo de química, um exemplo a progressiva, deve evitar o uso desse shampoo, pois remove mais rápido os produtos químicos adicionado aos cabelos.

Além dos demais citados existem tipos de shampoo específicos para combater a queda, para reconstrução dos cabelos danificados entre outros, portanto com essas informações fica mais fácil definir o tipo de shampoo ideal para cada tipo de cabelo.

Artigos Relacionados

Os fios dos cabelos são formados por três camadas nos quais são, ...

Impossível encontrar alguém, principalmente as mulheres que não s...

    Uma das sensações de sucesso do momento, que está a...

    O dia a dia corrido, a rotina pesada, as mil e uma fun...

COMENTÁRIOS

0 comentário(s)


Receba nossas novidades!

Copyright © 2021 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Conheça a melhor

maquininha de cartão