Como mudar seus hábitos alimentares

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Quando optamos por incluir hábitos saudáveis no nosso dia-a-dia, percebemos uma melhoria na saúde física e mental, aumento da auto-estima e promove a redução de diversas doenças. Nutricionistas garantem que esses novos hábitos alimentares saudáveis fazem com que o indivíduo sinta uma verdadeira sensação de bem-estar, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Como ter um hábito alimentar saudável?

Primeiramente deve-se fazer uma correção na dieta, principalmente para quem tem uma alimentação à base de frituras, massas, doces e tudo mais que pode ser prejudicial à saúde. É preciso substituir os alimentos gordurosos e ricos em açúcares e sódio por frutas, verduras e fibras, mantendo sempre um equilíbrio das quantidades de proteínas e gorduras boas.

O cuidado com o que você come estará diretamente relacionado com uma melhor qualidade de vida. Cientistas concluíram os alimentos oleaginosos (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache), são ricos de gorduras boas, em especial o Ômega 3. Esses tipos de alimentos podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas quando consumidas regularmente, pois auxiliam na diminuição das taxas de colesterol ruim, evitando assim a formação de placas de gorduras que obstruem as artérias.

Uma ótima opção também é incluir suplementos como as vitaminas e minerais para complementar as quantidades nutricionais necessários para o bom funcionamento do organismo, pois muitas vezes não adquirimos na nossa alimentação diária.

Deixe de lado as bebidas industrializadas como os sucos de caixa, em pó ou saquinho e refrigerantes, pois possuem uma grande quantidade de açúcar, além de conter também vários aditivos como: aromatizantes, sódio, emulsificantes, estabilizantes, acidulantes e flavorizantes que são substâncias tóxicas para o organismo. Escolha por beber bastante água durante o dia ou consumir sucos naturais. As polpas congeladas perdem 25% dos nutrientes, mas para quem tem uma vida corrida, as polpas são mais recomendadas do que os sucos industrializados.

Alimentos que possuem grandes quantidades de gorduras trans e saturadas também devem ser evitados. Essas gorduras podem ser encontradas nas carnes vermelhas, leite integral, margarinas, biscoitos recheados, dentre outros alimentos industrializados.

Algumas dicas devem ser seguidas para ter uma vida saudável, uma delas é realizar várias refeições ao longo do dia e não ficar sem comer mais de 3 horas. Prepare pequenos lanches contendo frutas e alimentos integrais que proporcionam saciedade, são fontes de vitaminas e fibras.

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