Colágeno

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Dicas de Saúde

Colágeno: benefícios e quando usar

O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele. O colágeno é produzido naturalmente pelo corpo, mas pode ser encontrado em alimentos como as carnes, ovos, leguminosas, verduras com folhas verde e gelatina. Além dos alimentos é possível encontrar o colágeno em suplementos alimentares e cosméticos que buscam o rejuvenescimento e elasticidade da pele.

Para manter as células firmes e unidas o colágeno é muito importante, beneficiando a pele e outros tecidos, mantendo a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.

Quando usar o colágeno

Quando a concentração de colágeno diminui no corpo, os suplementos alimentares ricos em colágeno devem ser usados, os sintomas frequentes decorrentes da falta de colágeno são:

- Aparecem estrias;

- A pele fica fina e desidratada;

- Surgem rugas e linhas de expressão;

- Diminuição da espessura dos fios do cabelo;

- Ocorre um enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

- Ocorre um aumento da flacidez e uma perda de elasticidade da pele;

- Ocorre uma diminuição da densidade dos ossos como nos casos de osteopenia e osteoporose;

Quando aparecem sintomas de doenças relacionadas a falta de colágeno no organismo, se faz necessário a suplementação do colágeno com vitaminas que podem ajudar a balancear os níveis normais desta proteína.

Os alimentos ricos em colágeno são importantes a partir dos 35 anos de idade, quando inicia a diminuição na produção de colágeno, com o passar do tempo leva a pele a uma aparência cada vez mais envelhecida.

Principais benefícios do colágeno

Os principais benefícios do colágeno no organismo são a prevenção do aparecimento da celulite, fortalecimento das unhas, cabelos, redução do aparecimento de estrias, aumento da elasticidade da pele, retardamento de rugas e linhas de expressão.

Como repor o colágeno

Para repor o colágeno no organismo é necessário que a pessoa tenha uma alimentação balanceada, conheça alguns dos alimentos ricos em colágeno:

- Gelatina;

- Carnes Brancas;

- Geléia de mocotó.

- Carnes vermelhas;

- Leguminosas;

Para combater o envelhecimento e manter a pele bem firme, é recomendado uma alimentação rica nos alimentos listados acima ou consumir suplementos alimentares de colágeno hidrolisado ou colágeno tipo 2, para repor os níveis de colágeno no corpo. O ideal é a combinação do colágeno por meio de suplementos e uma boa dieta, acompanhada de alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, abacaxi, mamão, etc.), pois a vitamina C é responsável pela permissão da absorção do colágeno pelo organismo.

Colágeno engorda?

Muitas pessoas se perguntam se o colágeno engorda, podemos afirmar que o colágeno não engorda, por se tratar de uma de uma proteína com baixo valor calórico.

Diferenças do colágeno hidrolisado e colágeno tipo 2

O colágeno hidrolisado ou tipo 1 é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e porcos, resultando da quebra de moléculas de proteína em partículas menores. Esse tipo de colágeno é o mais comum no corpo devido às dimensões e suas propriedades, sendo melhor absorvido no intestino.

O colágeno tipo 2 é o componente majoritariamente presente nas cartilagens. Sendo fabricado a partir de um processo diferente do colágeno tipo 1.