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Dicas de Saúde

Tabagismo

Em decorrência da dependência química causada pela nicotina presente no cigarro, o tabagismo é uma doença crônica. No grupo de doenças com transtornos mentais e comportamentais o tabagismo está presente em virtude do uso de substância psicoativa. Dentre as causadoras de mortes precoces e adoecimentos evitáveis em todo o mundo, o tabagismo é elencado como a maior. O tabagismo mata em torno 8 milhões de pessoas todos os anos, sendo que destes 7 milhões são fumantes e o restante são fumantes passivos, ou seja, pessoas que são expostas a fumaça do cigarro, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS);

Como parar de fumar

Ao imaginar um fumante, as pessoas geralmente vêem como um viciado que não possui força de vontade suficiente para parar de fumar ou até mesmo que não querem parar de fumar por conveniência. Na realidade, o fumante sofre de dependência química, consequentemente os desafios impostos pelo cigarro fazem com que o fumante tenha desconfortos psicológicos e físicos trazendo as chamadas: crises de abstinência. Uma vez que, fumantes que querem parar de fumar, ouvem outros fumantes que já tentaram parar de fumar dizendo que o processo é difícil e doloroso, muitos desistem de parar de fumar.  Com isso, para evitar sofrimento e angustia, determine uma data para o seu primeiro dia sem o cigarro, uma data especial que irá transformar a sua vida.

Benefícios ao parar de fumar

Mesmo que tenha fumado por décadas os benefícios para a sua saúde ao parar de fumar são diversos, além de contribuírem para uma melhora significativa na sua saúde, ele também irá contribuir para a saúde do seu bolso. Veja os benefícios ao parar de fumar:

- Após deixar de fumar, em vinte minutos a sua pressão sanguínea começa a voltar ao normal.

- Em duas horas deixa de circular na sua corrente sanguínea a substância causadora da dependência do cigarro.

- Sem o cigarro por oito horas, se torna normal o nível de oxigênio no sangue.

- O pulmão do fumante consegue funcionar melhor entre doze e vinte e quatro horas.

- Já começa a recuperar o olfato e o paladar ao parar de fumar por dois dias.

- Ao parar de fumar a circulação sanguínea e a respiração após três semanas melhoram significativamente.

- Reduz o risco de morte por infarto do miocárdio pela metade ao parar de fumar por um ano.

- O fumante passa a ter o mesmo risco de infarto de uma pessoa que nunca fumou após dez anos.

- É certa a economia ao parar de fumar.

Como parar de fumar: dicas, benefícios e tratamentos para parar de fumar

Estão disponíveis diversos métodos para parar de fumar, mas fica difícil escolher um tratamento ideal para parar de fumar para cada tipo de pessoa com tantas informações. Veja abaixo algumas dicas para parar de fumar rapidamente:

- Tenha uma meta e prazos para parar de fumar, estabelecer uma data é fundamental para largar o vício do cigarro.

- Nos momentos em que a crise de abstinência do cigarro começar a surgir, envolva amigos e familiares para que se torne mais fácil parar de fumar.

- Troque hábitos como: tomar café, por tomar um copo de água. Ao iniciar o processo para parar de fumar isso vale para outras bebidas também, tais como: chás, refrigerantes e energéticos.

- Elimine os cinzeiros, isqueiros, jogue fora seu estoque de maços de cigarro, itens e objetos que remetem ao consumo do cigarro.

- Irão te ajudar a vencer as crises de abstinência as atividades físicas, além de contribuir para o aumento da sua imunidade e perda de peso.

- Engane sua mente ao bater aquela vontade de fumar, crie o habito de consumir balas e chicletes sem adição de açúcar, consequentemente isso vai tirar sua vontade de fumar.

- Sem a prescrição médica é recomendado que não tome remédios para parar de fumar. É de suma importância que ao iniciar a jornada para parar de fumar você precisa de uma orientação médica para fazer com que esse processo de parar de fumar se torne mais fácil. São diversos os remédios para parar de fumar que possuem contraindicações e que podem ser prejudiciais para a sua saúde. No mercado, existem diversos remédios para parar de fumar, entre eles estão a bupropiona, bup, vareniclina, Niquitin e Nicorette etc.

- As pastilhas para parar de fumar são um tratamento que possuem contraindicações para pessoas cardíacas e vale ressaltar também que, elas possuem a substância causadora da dependência química do cigarro: nicotina.

- Outro método para parar de fumar são os chicletes de nicotina que seguem as mesmas características das pastilhas para parar de fumar.

- Existem outros tratamentos para parar de fumar além dos remédios e chicletes de nicotina, que tem estão se tornando alternativas mais eficazes já que não possuem contraindicações e conseguem se mostrar mais eficientes e tem ganhado espaço junto as pessoas que querem parar de fumar. Estão dentre os tratamentos para parar de fumar: sprays, suplementos vitamínicos e minerais capazes de criar uma aversão ao cigarro e combater os sintomas das crises de abstinência que o cigarro causa.

Parar de fumar engorda? Veja as dicas de parar de fumar sem engordar

Sobre o processo de parar de fumar, estudos recentes realizados pela Britsh Medical Journal apontam que parar de fumar pode levar o fumante a engordar de 4 a 5kg no primeiro ano após parar de fumar, sendo que a maior parte deste peso se acumula nos 3 primeiros meses, período em que a pessoa está mais ansiosa e sofrendo com as crises de abstinência do cigarro. Algumas dicas para não engordar ao parar de fumar:

- Evitar o consumo de alimentos gordurosos e com alta quantidade de calorias.

- Ingerir bastante água.

- Criar novos hábitos para substituir o cafezinho.

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

- Praticar exercícios físicos.

- Consumir suplementos vitamínicos e minerais para controlar a ansiedade e as crises de abstinência.

- Evitar proximidade com outros fumantes em rodas de bate papo.

- Coloque sempre a sua saúde em primeiro lugar.