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Ômega 3

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Dicas de Saúde

Para que serve o ômega 3?

Algumas pessoas ainda tem duvidas em relação ao ômega 3. O ômega é uma gordura boa para o nosso organismo e é encontrado especialmente em peixes de água do mar, como o salmão, atum, sardinha e nas sementes como chia e linhaça.

O ômega 3  atua no organismo reduzindo as inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, que melhoram a memória e a disposição. Além das fontes naturais na alimentação, o ômega 3 também é consumido em cápsulas.

Benefícios do ômega 3

Atuando como anti-inflamatório e protetor das células do nosso organismo, o ômega 3 traz os seguintes benefícios:

- Melhora a capacidade de aprendizagem;

- Ajuda na regulação da corrente sanguínea

- Reduz a inflamação, sendo muito bom para combater problemas como a doença inflamatória intestinal e a artrite reumatóide.

- Melhora a função cardíaca e a pressão arterial;

- Ajuda a combater a depressão;

- Consegue melhorar os níveis de colesterol no sangue;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Ajuda na manutenção dos níveis de testosterona.

Alem de garantir o bom funcionamento do cérebro, melhorar a memória e o raciocínio, prevenir doenças cardiovasculares e diminuir o risco de desenvolvimento de câncer.

O ômega 3 é muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, em especial o ômega 3. A deficiente ingestão de gordura se associa a uma maior perda de memória do idoso e elevados níveis de sentimentos como a angustia e a depressão.

Quantidade de ômega necessária

É importante lembrar que a quantidade de ômega 3 recomendada, varia de acordo com a idade, hábitos alimentares e outros. Antes de começar a suplementação, recomenda-se consultar um médico especialista ou nutricionista, que após avaliar o seu caso em particular, consegue recomendar a dose diária correta.

Benefícios do ômega 3 na gravidez

O consumo do ômega 3 durante a gravidez é recomendado, pois previne partos prematuros e melhora o desenvolvimento neurológico da criança, e nos bebês prematuros a suplementação do ômega 3 consegue melhorar as capacidades cognitivas, tendo em vista que a deficiência de ômega 3 é associada ao menor QI do bebê.

A suplementação do ômega durante a gravidez traz benefícios como:

- A prevenção de depressão materna;

- A redução dos casos de partos pré-maturo;

- Um risco menor de alergia e asma nas crianças;

- Um desenvolvimento neurocognitivo melhor nas crianças.

Também pode ser efetuada durante a fase de amamentação a suplementação do ômega 3 para suprir as necessidades da mãe e do filho.

Alimentos ricos em ômega 3

As principais fontes de ômega 3 na dieta são os peixes de água do mar, como a sardinha, atum, bacalhau e salmão. Além de presentes nos peixes, o ômega 3 esta presente nas sementes como a linhaça, chia, castanhas, nozes e azeites de oliva.

Dentre as fontes vegetais, o óleo de linhaça é o alimento mais rico em ômega 3 e é muito importante o consumo por pessoas vegetarianas.